Mineração autônoma para um futuro mais sustentável 

Por Conexão Mineral 28/03/2024 - 20:32 hs
Foto: Hexagon
Mineração autônoma para um futuro mais sustentável 
A Hexagon capacita minas para terem operações preparadas para o futuro

Não é segredo que as matérias-primas produzidas pela indústria mineira são necessárias para a transição global para uma energia mais limpa. As minas modernas estão na corrida para abastecer o mundo com o necessário para prover energias renováveis e descarbonização, e nunca houve melhor momento para demonstrar o seu compromisso em operar de formas sustentáveis que demonstrem cuidado com as pessoas e o planeta.  

Soluções autônomas são essenciais para as minas inteligentes e sustentáveis do futuro, e a Hexagon está fazendo grandes avanços na parceria com minas que estão prontas para adotar a autonomia em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Apoiada por mais de 200 anos de história em inovação, a divisão de Mineração da Hexagon oferece uma ampla gama de soluções integradas para a vida útil da mina que transformam a sustentabilidade das operações mineiras e ajudam a proteger as pessoas e os ativos da mina, ao mesmo tempo em que abordam os principais desafios de segurança, operacional eficiência e descarbonização.  

A Hexagon capacita minas para terem operações preparadas para o futuro com as peças fundamentais de total autonomia operacional. Eles incluem tecnologia para percepção de mundo autônoma, planejamento de trajetória tanto na assistência ao motorista tripulado quanto na operação autônoma, e intervenção em máquinas por meio do controle de veículos e perfuratrizes. Essas peças estão à disposição dos operadores de minas através de um ecossistema conectado de sensores e software e incluem automação de perfuração, trens rodoviários autônomos e operação remota (tele operada) de maquinaria pesada tanto para operações a céu aberto como subterrâneas. Aproveitando dados de vários sensores e dentro de uma arquitetura de software simples e consolidada, as soluções da Hexagon para operações autônomas estão capacitando minas em todo o mundo a se tornarem conscientes da situação, com autoaprendizagem e conectadas de forma significativa no campo e na nuvem.  

Ao implementar soluções autônomas e outras inovações tecnológicas, as minas do futuro estão preparadas para desafiar os estereótipos frequentemente associados à indústria e inaugurar uma era em que a mineração segura, sustentável e altamente eficiente é o novo normal. Sociedades prósperas — e um planeta próspero — dependem da transição para as energias renováveis, e a mineração autônoma e avançada será um aspecto crítico para alcançar os objetivos de energia limpa. A Hexagon tem orgulho de fazer parceria com as minas nesta jornada.  

Saiba mais em hexagon.com/mining  

info.min@hexagon.com 








#publieditorial